www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptySeg Nov 24, 2014 11:08 pm

Boa noite,

Estou a começar um projeto de SCIE para umas antigas caves de Vinho do Porto em "ruínas" que serão "convertidas" num hotel no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia. Tenho a seguinte arquitetura:
. Nº pisos abaixo do solo = 0
. Fachada norte com 13 m de altura (R/C+2+recuado) [cota de soleira: 5 m] - o recuado termina a 20 m da fachada sul
. Fahada sul com 8 m de altura (R/C+2) [cota de soleira: 7 m]
. Largura do edifício: 11 m
. Comprimento do edifício: 50 m
. Construções existentes a nascente e a poente

Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR (altura inferior a 9 m). Estou certo?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyTer Nov 25, 2014 9:17 am

pijama escreveu:

Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR (altura inferior a 9 m). Estou certo?

Parece-me bem 2.ª CR altura UT VIII <= 28 m

FAM
Ir para o topo Ir para baixo
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyTer Nov 25, 2014 6:40 pm

fam escreveu:
pijama escreveu:

Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR (altura inferior a 9 m). Estou certo?

Parece-me bem 2.ª CR altura UT VIII <= 28 m

FAM

A UT VIII é para Comerciais, o que não é o caso.

Um hotel está enquadrado na UT VII, por isso é que a minha dúvida é se posso considerar 2ª CR (h = 8m <= 9m na fachada sul) ou 3ª CR (h= 13 m <= 28 m, mas > 9 m na fachada norte).

Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR, mas preciso de opiniões/correções ao meu raciocínio.
Ir para o topo Ir para baixo
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyTer Nov 25, 2014 8:01 pm

Salvo melhor opinião e de acordo com a definição de "Plano de Referência" trata-se de  3.ª CR altura UT VII <= 28 m.

FAM
Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyQua Nov 26, 2014 9:09 am

Bom dia,

Embora não tenha conseguido interpretar a 100% o descritivo, caso o acesso que refere à fachada sul cumpra o exigido para vias a edifícios com menos de 9m de altura, poderá considerar o edifício uma altura inferior a 9 metros. Nesse caso diria que teria um edifício com 2 planos de referência, onde o que conta para a altura será o mais vantajoso, ou seja, neste caso aquele que é inferior a 9 metros.

Segundo o seu descritivo seria esta a minha interpretação. Espero não estar a induzir em erro.
Ir para o topo Ir para baixo
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyQua Nov 26, 2014 5:22 pm

Uriel escreveu:
Bom dia,

Embora não tenha conseguido interpretar a 100% o descritivo, caso o acesso que refere à fachada sul cumpra o exigido para vias a edifícios com menos de 9m de altura, poderá considerar o edifício uma altura inferior a 9 metros. Nesse caso diria que teria um edifício com 2 planos de referência, onde o que conta para a altura será o mais vantajoso, ou seja, neste caso aquele que é inferior a 9 metros.

Segundo o seu descritivo seria esta a minha interpretação. Espero não estar a induzir em erro.

Boa tarde,

Concordo que a exposição do problema não seja clara, no entanto não concordo que se condicione a CR de um edifício às características das vias de acesso. Eu diria que tem mais a ver com a interpretação dos conceitos "Altura da utilização-tipo" e "Plano de referência".
Ir para o topo Ir para baixo
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyQua Nov 26, 2014 11:49 pm

Uriel escreveu:
Bom dia,

Embora não tenha conseguido interpretar a 100% o descritivo, caso o acesso que refere à fachada sul cumpra o exigido para vias a edifícios com menos de 9m de altura, poderá considerar o edifício uma altura inferior a 9 metros. Nesse caso diria que teria um edifício com 2 planos de referência, onde o que conta para a altura será o mais vantajoso, ou seja, neste caso aquele que é inferior a 9 metros.

Segundo o seu descritivo seria esta a minha interpretação. Espero não estar a induzir em erro.

Boa noite,

Em relação às vias de acesso, tenho do lado da fachada norte largura de 4,0 m e na fachada sul (e restante quarteirão) tenho largura sempre superior a 7,0 m.
Ir para o topo Ir para baixo
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyQua Nov 26, 2014 11:52 pm

Boa noite,

Agradeço as dicas, penso que pela ideia que eu tinha e pelo que fui lendo, faz todo o sentido ser da 2ª CR. Por outro lado, é muito complicado introduzir sprinklers e redes de incêndio húmidas devido às limitações arquitetónicas para "encaixar" depósito e grupo sobrepressor.

Entretanto ficarei a aguardar por novas interpretações.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyQui Nov 27, 2014 9:29 pm

Partilho da interpretação do Uriel e tenho sempre efectuado desse modo, nesse sentido, enquadro-a na 2ª CRI.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptyQui Nov 27, 2014 10:50 pm

Pedro Barradas escreveu:
Partilho da interpretação do Uriel e tenho sempre efectuado desse modo, nesse sentido, enquadro-a na 2ª CRI.

Boa noite, já são duas referências a interpretar como eu. Assim, dissipei as minhas dúvidas, pelo que vou assumir 2 CR.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptySex Nov 28, 2014 3:24 pm

Pedro Barradas escreveu:
Partilho da interpretação do Uriel e tenho sempre efectuado desse modo, nesse sentido, enquadro-a na 2ª CRI.

Boa tarde Pedro,

Gostaria de saber se também partilha da opinião de que as características das vias de acesso influenciam a CR dos edifícios?

Obrigado,

FAM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) EmptySex Nov 28, 2014 3:44 pm

Neste caso influenciam, na medida que para se escolher dos "dois" PR o mais favorável à determinação da CRI menos gravosa, terão de ambas as vias cumprirem com os requisitos de acessibilidade exterior.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado





altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty
MensagemAssunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)   altura - Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Altura UT VII
» UT I de grande altura
» Altura da Utilização-Tipo
» UT VIII inserida em Centro Comercial
» Reconhecimento ou especialização?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: