CGabriel
Mensagens : 29 Pontos : 68 Reputação : 1 Data de inscrição : 05/03/2011
 | Assunto: Resistência ao fogo de VVE Qua Jun 08, 2016 4:35 pm | |
| Boa tarde a todos.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a seguinte situação.
- Tenho uma via vertical de evacuação alternativa, em estrutura metálica, que para a qual foi preconizada uma pintura intumescente de proteção. Esta via terá uma guarda em vidro temperado+laminado sem corrimão. A minha pergunta é se será necessário que este vidro seja também resistente ao fogo. Se sim agradecia a indicação da base legal onde estará essa obrigatoriedade.
Obrigado. | |
|
Uriel
Mensagens : 194 Pontos : 283 Reputação : 39 Data de inscrição : 25/10/2010
 | Assunto: Re: Resistência ao fogo de VVE Qui Jun 09, 2016 7:56 am | |
| É uma boa questão, mas eu diria que não. A exigência é relativa à estrutura e não às partes acessórias. Eu diria que o corrimão/guarda já não poderá ser considerado como estrutura e assim não deverá garantir essa exigência.
Caso se faça uma analogia a uma escada normal em betão, então o corrimão/guarda também teria de ser resistente ao fogo, situação que nunca se verifica.
Espero ter ajudado. | |
|
fam
Mensagens : 25 Pontos : 40 Reputação : 15 Data de inscrição : 12/06/2013 Idade : 62
 | Assunto: Re: Resistência ao fogo de VVE Qui Jun 09, 2016 10:16 am | |
| - CGabriel escreveu:
- Boa tarde a todos.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a seguinte situação.
- Tenho uma via vertical de evacuação alternativa, em estrutura metálica, que para a qual foi preconizada uma pintura intumescente de proteção. Esta via terá uma guarda em vidro temperado+laminado sem corrimão. A minha pergunta é se será necessário que este vidro seja também resistente ao fogo. Se sim agradecia a indicação da base legal onde estará essa obrigatoriedade.
Obrigado. Bom dia Gabriel, A minha opinião coincide com a do Uriel, isto é o requisito legal só é aplicável aos elementos estruturais do edifício. Todavia, penso que deve cumprir as exigências estipuladas no Artigo 40.º, relacionadas com a reacção ao fogo dos revestimentos das VVE, sendo uma guarda de vidro também não deve haver problema. Cumprimentos, FAM | |
|
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Resistência ao fogo de VVE  | |
| |
|