| Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
pijama

Mensagens : 75 Pontos : 95 Reputação : 0 Data de inscrição : 06/12/2011 Idade : 38 Localização : Vila Nova de Gaia
 | Assunto: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Seg Nov 24, 2014 11:08 pm | |
| Boa noite,
Estou a começar um projeto de SCIE para umas antigas caves de Vinho do Porto em "ruínas" que serão "convertidas" num hotel no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia. Tenho a seguinte arquitetura: . Nº pisos abaixo do solo = 0 . Fachada norte com 13 m de altura (R/C+2+recuado) [cota de soleira: 5 m] - o recuado termina a 20 m da fachada sul . Fahada sul com 8 m de altura (R/C+2) [cota de soleira: 7 m] . Largura do edifício: 11 m . Comprimento do edifício: 50 m . Construções existentes a nascente e a poente
Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR (altura inferior a 9 m). Estou certo?
Obrigado. | |
|
 | |
fam
Mensagens : 25 Pontos : 40 Reputação : 15 Data de inscrição : 12/06/2013 Idade : 62
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Ter Nov 25, 2014 9:17 am | |
| - pijama escreveu:
Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR (altura inferior a 9 m). Estou certo? Parece-me bem 2.ª CR altura UT VIII <= 28 mFAM | |
|
 | |
pijama

Mensagens : 75 Pontos : 95 Reputação : 0 Data de inscrição : 06/12/2011 Idade : 38 Localização : Vila Nova de Gaia
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Ter Nov 25, 2014 6:40 pm | |
| - fam escreveu:
- pijama escreveu:
Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR (altura inferior a 9 m). Estou certo? Parece-me bem 2.ª CR altura UT VIII <= 28 m
FAM A UT VIII é para Comerciais, o que não é o caso. Um hotel está enquadrado na UT VII, por isso é que a minha dúvida é se posso considerar 2ª CR (h = 8m <= 9m na fachada sul) ou 3ª CR (h= 13 m <= 28 m, mas > 9 m na fachada norte). Pela minha interpretação estou na presença da 2.ª CR, mas preciso de opiniões/correções ao meu raciocínio. | |
|
 | |
fam
Mensagens : 25 Pontos : 40 Reputação : 15 Data de inscrição : 12/06/2013 Idade : 62
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Ter Nov 25, 2014 8:01 pm | |
| Salvo melhor opinião e de acordo com a definição de "Plano de Referência" trata-se de 3.ª CR altura UT VII <= 28 m.
FAM | |
|
 | |
Uriel
Mensagens : 194 Pontos : 283 Reputação : 39 Data de inscrição : 25/10/2010
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Qua Nov 26, 2014 9:09 am | |
| Bom dia,
Embora não tenha conseguido interpretar a 100% o descritivo, caso o acesso que refere à fachada sul cumpra o exigido para vias a edifícios com menos de 9m de altura, poderá considerar o edifício uma altura inferior a 9 metros. Nesse caso diria que teria um edifício com 2 planos de referência, onde o que conta para a altura será o mais vantajoso, ou seja, neste caso aquele que é inferior a 9 metros.
Segundo o seu descritivo seria esta a minha interpretação. Espero não estar a induzir em erro. | |
|
 | |
fam
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Qua Nov 26, 2014 5:22 pm | |
| - Uriel escreveu:
- Bom dia,
Embora não tenha conseguido interpretar a 100% o descritivo, caso o acesso que refere à fachada sul cumpra o exigido para vias a edifícios com menos de 9m de altura, poderá considerar o edifício uma altura inferior a 9 metros. Nesse caso diria que teria um edifício com 2 planos de referência, onde o que conta para a altura será o mais vantajoso, ou seja, neste caso aquele que é inferior a 9 metros.
Segundo o seu descritivo seria esta a minha interpretação. Espero não estar a induzir em erro. Boa tarde, Concordo que a exposição do problema não seja clara, no entanto não concordo que se condicione a CR de um edifício às características das vias de acesso. Eu diria que tem mais a ver com a interpretação dos conceitos " Altura da utilização-tipo" e "Plano de referência". | |
|
 | |
pijama

| Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Qua Nov 26, 2014 11:49 pm | |
| - Uriel escreveu:
- Bom dia,
Segundo o seu descritivo seria esta a minha interpretação. Espero não estar a induzir em erro. Boa noite, Em relação às vias de acesso, tenho do lado da fachada norte largura de 4,0 m e na fachada sul (e restante quarteirão) tenho largura sempre superior a 7,0 m. | |
|
 | |
pijama

| Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Qua Nov 26, 2014 11:52 pm | |
| Boa noite,
Agradeço as dicas, penso que pela ideia que eu tinha e pelo que fui lendo, faz todo o sentido ser da 2ª CR. Por outro lado, é muito complicado introduzir sprinklers e redes de incêndio húmidas devido às limitações arquitetónicas para "encaixar" depósito e grupo sobrepressor.
Entretanto ficarei a aguardar por novas interpretações. | |
|
 | |
Pedro Barradas

Mensagens : 340 Pontos : 386 Reputação : 16 Data de inscrição : 16/04/2010 Localização : ALENTEJO
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Qui Nov 27, 2014 9:29 pm | |
| Partilho da interpretação do Uriel e tenho sempre efectuado desse modo, nesse sentido, enquadro-a na 2ª CRI. | |
|
 | |
pijama

| Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Qui Nov 27, 2014 10:50 pm | |
| - Pedro Barradas escreveu:
- Partilho da interpretação do Uriel e tenho sempre efectuado desse modo, nesse sentido, enquadro-a na 2ª CRI.
Boa noite, já são duas referências a interpretar como eu. Assim, dissipei as minhas dúvidas, pelo que vou assumir 2 CR. Obrigado | |
|
 | |
fam
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Sex Nov 28, 2014 3:24 pm | |
| - Pedro Barradas escreveu:
- Partilho da interpretação do Uriel e tenho sempre efectuado desse modo, nesse sentido, enquadro-a na 2ª CRI.
Boa tarde Pedro, Gostaria de saber se também partilha da opinião de que as características das vias de acesso influenciam a CR dos edifícios? Obrigado, FAM | |
|
 | |
Pedro Barradas

Mensagens : 340 Pontos : 386 Reputação : 16 Data de inscrição : 16/04/2010 Localização : ALENTEJO
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) Sex Nov 28, 2014 3:44 pm | |
| Neste caso influenciam, na medida que para se escolher dos "dois" PR o mais favorável à determinação da CRI menos gravosa, terão de ambas as vias cumprirem com os requisitos de acessibilidade exterior. | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII)  | |
| |
|
 | |
| Altura Centro Histórico de Gaia (UT VII) | |
|