| Regas SCI - em estabelecimento de bebidas | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
joao p
Mensagens : 4 Pontos : 6 Reputação : 0 Data de inscrição : 11/08/2014
 | Assunto: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Ter Ago 12, 2014 2:47 pm | |
| Boa tarde,
Vou realizar obras de remodelação no meu estabelecimento de bebidas (café), e de acordo com o regulamento de SCIE o que é obrigatório instalar quanto ao SISTEMA AUTOMÁTICO DE EXTINÇÃO e SISTEMA AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE INCÊNDIOS?
É obrigatório realizar um projecto?
Características do estabelecimento: - Área bruta aproximadamente 150 m2; - Capacidade do estabelecimento: 45 lugares; - Aparelhos eléctricos e de refrigeração (balcão, torradeira, micro-ondas,arca de gelados .....); - 2 saídas directas para o exterior (piso r/c);
Desde já obrigado.
Cumprimentos João Ferreira | |
|
 | |
Pedro Barradas

Mensagens : 340 Pontos : 386 Reputação : 16 Data de inscrição : 16/04/2010 Localização : ALENTEJO
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Qua Ago 13, 2014 9:26 pm | |
| Como escreve o Estabelecimento,[ u]Não é necessário instalar um sistema automático de extinção de incêndio!!![/u]? quem lhe disse isso? Se tiver aparelhos de confecção a gás com Pu>70 Kw, necessitaria disso e ainda de controlo de fumos. Havendor aparelhos a gás, também necessita de Sistema de detecção automática de gás combustível , fazendo o corte automático da alimentação de gás e devidamente interligado com a CDI O SADI, basta de configuração 1 (Central - CDI , sirene e botoneira), mas por pouco mais, vale a pena colocar os detectores também. Não esquecer a sinaléctica fotoluminescente, os meios de 1^intervenção aadequados, a iluminação de emergegência e segurança...
PS: Deverá ter alguém a fazer-lhe a ficha SCIE... e Nuito importante deve ter as MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÂO. | |
|
 | |
joao p
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Qui Ago 14, 2014 2:30 pm | |
| Boa tarde,
Referi-me a ISAI a questionar e não a afirmar.
No meu caso, não vou incluir aparelhos de confecção a gás, logo estou dispensado dessas obrigações, o que é óptimo.
Recapitulando, o que é exigido para o tipo do meu estabelecimento é:
- reacção e resistência ao fogo dos elementos de revestimento; - Nº de saídas; - Dimensionamento da largura das saídas; - Extintores portáteis; - Rede de incêndio armada (no meu caso não é exigida); - Sistemas Automáticos de Extinção (por água (aprinkler´s), no caso das hottes não é necessário); - Sistema Automático de detecção de Incêndio (como é de configuração 1, é exigido no mínimo apenas CDI- central,, sirene e botoneira); - Desenfumagem (no meu caso não é exigida); - Iluminação de emergência de segurança e iluminação activa; - Sinalização passiva; - Medidas de autoprotecção (registos de segurança, procedimentos de prevenção.....;
Acho que está tudo.
Quando a ficha SCIE, como o edifício já tem alguns anos (cerca de 35 anos), também é obrigatório essa ficha? pensei que fosse só para novas construções. Nem existe projectos (arquitectura, estruturas, hidráulica...) do edifício.
Cumprimentos | |
|
 | |
Uriel
Mensagens : 194 Pontos : 283 Reputação : 39 Data de inscrição : 25/10/2010
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Seg Ago 18, 2014 8:24 am | |
| Boas,
A FS/Projeto regulamentarmente é exigida em todas as operações urbanísticas. Se o seu estabelecimento já está licenciado e apenas vai sofrer uma pequena remodelação interior, diria que não necessita de realizar a ficha de segurança.
As medidas de autoproteção isso sim são obrigatórias. Uma vez que vai colocar tudo de modo a cumprir a atual legislação, as medidas de autoproteção também serão simplificadas, pois não será necessário prever medidas compensatórias.
Relativamente à listagem que apresentou e de acordo com a informação disponibilizada diria que é isso mesmo que necessita. | |
|
 | |
joao p
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Sex Ago 22, 2014 1:08 pm | |
| Boa tarde,
Não mencionei, mas pretendo aderir ao licenciamento zero, será que altera alguma coisa relativamente a Ficha de Segurança ou algum requisito daquela listagem que postei?
Cumprimentos
| |
|
 | |
Uriel
Mensagens : 194 Pontos : 283 Reputação : 39 Data de inscrição : 25/10/2010
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Sex Ago 22, 2014 1:22 pm | |
| Diria que não.
O Licenciamento zero daquilo que conheço é apenas uma simplificação burocrática. | |
|
 | |
joao p
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas Qua Ago 27, 2014 2:56 pm | |
| Ok
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas  | |
| |
|
 | |
| Regas SCI - em estabelecimento de bebidas | |
|