www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Coexistência Utilizações Tipo Distintas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
XqSiTo




Mensagens : 16
Pontos : 25
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : Oeiras

Coexistência Utilizações Tipo Distintas Empty
MensagemAssunto: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Coexistência Utilizações Tipo Distintas EmptySex Abr 18, 2014 3:28 pm

Boa tarde

Gostaria de solicitar uma ajuda no esclarecimento da seguinte situação com eventual coexistência de utilizações tipo distintas.

Estou a fazer um projeto de uma óptica com consultório oftalmológico em fração de loja em piso térreo, que é da 1ª Categoria de Risco e a gestão do espaço é comum.

Tenho dúvidas se posso considerar tudo UT VIII (loja) ou se tenho uma situação de duas UT's V (consultório) e VIII (loja).

Em termos de distribuição de áreas úteis tenho:
- Espaços comuns Hall e instalações sanitárias com 14.45 m2
- Consultório (sala de espera e 1 sala) com 23.90 m2
- Loja com 76.60 m2

Se tiver duas UT's fico com dificuldades na compartimentação entre as duas, porque a sala de espera do consultório é em vidro e o consultório também comunica diretamente com a loja.

Um abraço, XqSiTo
Ir para o topo Ir para baixo
http://pt.linkedin.com/pub/luis-gon%C3%A7alves/21/150/282/
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

Coexistência Utilizações Tipo Distintas Empty
MensagemAssunto: Re: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Coexistência Utilizações Tipo Distintas EmptySeg maio 05, 2014 4:27 pm

Boa tarde,

Se verificar o ponto 3 do Art.º 8 do do DL 220/2008, irá ver uma indicação que podem considerar-se dentro de outras UT postos médicos (assumindo que um consultório é paralelo), desde que o mesmo não tenha uma área superior a 200 m2, tal como é o caso.

Eu pessoalmente neste caso não consideraria compartimentação, até porque estamos a falar de um consultório oftalmológico e não de medicina geral onde a mobilidade dos ocupantes pode estar muito afetada (a não ser que seja alguem que não vê nada e com o stress da fuga os óculos caiam  Very Happy eheh).

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
XqSiTo




Mensagens : 16
Pontos : 25
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : Oeiras

Coexistência Utilizações Tipo Distintas Empty
MensagemAssunto: Re: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Coexistência Utilizações Tipo Distintas EmptyTer maio 06, 2014 4:13 pm

Obrigado Uriel pela ajuda.

Realmente já tinha utilizado o artigo referido mas na UT XII com a integração dos escritórios quando inferiores a 20%.

Nas UT V e VIII apenas fiz projectos individuais, foi a primeira vez que tive uma interligação entre as duas.

Mais uma vez este fórum é sempre uma fonte de sabedoria.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://pt.linkedin.com/pub/luis-gon%C3%A7alves/21/150/282/
Conteúdo patrocinado





Coexistência Utilizações Tipo Distintas Empty
MensagemAssunto: Re: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Coexistência Utilizações Tipo Distintas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Coexistência Utilizações Tipo Distintas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Edifícios com várias utilizações tipo
» Utilização de bocas de incêndio tipo carretel e tipo teatro em simultaneo
» Utilização-Tipo de um Quartel Bombeiros
» Cor das Caixas do tipo CCR
» Definir utilização-tipo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: