| largura das saídas | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
amos

Mensagens : 32 Pontos : 52 Reputação : 0 Data de inscrição : 19/08/2010 Localização : Figueira da Foz
 | Assunto: largura das saídas Qui Mar 28, 2013 11:34 am | |
| Estou aqui com uma dúvida básica no dimensionamento da largura das saídas.
O n.º 2 do art 56 do RT SCIE diz que é 2UP " Nos locais em edifícios cujo efectivo seja igual ou superior a 200 pessoas;"
mas o n.º 3 remete para o QUADRO XXXI do RT SCIE.
Na situação de ter mais de 51 pessoas num local devo seguir o n.º 2 ou o n.º 3? É que pelo n.º 2 a largura pode ser 1UP (Sem prejuízo de disposições mais gravosas) mas pelo n.º 3 a largura tem que ser 2UP.[Uma por 100 pessoas ou fracção, mais uma]
abc | |
|
 | |
Pedro Barradas

Mensagens : 340 Pontos : 386 Reputação : 16 Data de inscrição : 16/04/2010 Localização : ALENTEJO
 | Assunto: Re: largura das saídas Qui Mar 28, 2013 12:04 pm | |
| Então é assim: Tem um espaço(Local) com efectivo superior a 200pax. Vai ter, imaginemos pelo menos duas saidas. Estas terão de ter largura não inferior a 2UP. Não obstante o calculo total para determinar a largura de saida desse local.
Imagine necessita de 3UP's... tem duas saidas, terá de prever 2 saidas com o mínimo de 2 UP cada.
Imagine que tem 3 saidas (Consideradas para efeitos de evacuação do local), todas as 3 terão de ter pelo menos 2UP.
fiz-me entender? | |
|
 | |
amos

Mensagens : 32 Pontos : 52 Reputação : 0 Data de inscrição : 19/08/2010 Localização : Figueira da Foz
 | Assunto: Re: largura das saídas Qui Mar 28, 2013 12:27 pm | |
| - Pedro Barradas escreveu:
- Então é assim:
Tem um espaço(Local) com efectivo superior a 200pax. Vai ter, imaginemos pelo menos duas saidas. Estas terão de ter largura não inferior a 2UP. Não obstante o calculo total para determinar a largura de saida desse local.
Imagine necessita de 3UP's... tem duas saidas, terá de prever 2 saidas com o mínimo de 2 UP cada.
Imagine que tem 3 saidas (Consideradas para efeitos de evacuação do local), todas as 3 terão de ter pelo menos 2UP.
fiz-me entender? Obrigrado. A explicação está perfeita. Para um efectivo > 200 dá para perceber perfeitamente. Mas o caso que tenho em mãos é um espaço de refeitório que tem um efectivo de 56 pessoas. O espaço tem uma saída principal que dá para umas escadas enclausuradas e uma saída secundária que dá para um corredor com um comprimento grande até à saída exterior (tipo labirinto). eu estou a encaminhar as 56 pessoas para a saída principal, considerando a saída secundária como saída alternativa. A minha dúvida é se devo utilizar o n.º2 ou o n.º 3 do art 56 do RT SCIE. Mais uma vez agradeço a ajuda. abc
Última edição por amos em Qua Abr 03, 2013 4:52 pm, editado 1 vez(es) | |
|
 | |
Pedro Barradas

Mensagens : 340 Pontos : 386 Reputação : 16 Data de inscrição : 16/04/2010 Localização : ALENTEJO
 | Assunto: Re: largura das saídas Qui Mar 28, 2013 12:37 pm | |
| O edificio é existente, ou é projecto novo?
Se tem 56 pessoas a evacuar para essa saida, essa tem de ter 2UP. No entanto como tem de ter 2 saidas do local, que cumpram as distâncias máximas até local protegido e/ ou ao exterior, Poderia, por exemplo afectar 50 para a saida principal e 6 para a saida alternativa. Cada uma com 1UP.
| |
|
 | |
amos

| Assunto: Re: largura das saídas Qui Mar 28, 2013 12:53 pm | |
| - Pedro Barradas escreveu:
- O edificio é existente, ou é projecto novo?
Se tem 56 pessoas a evacuar para essa saida, essa tem de ter 2UP. No entanto como tem de ter 2 saidas do local, que cumpram as distâncias máximas até local protegido e/ ou ao exterior, Poderia, por exemplo afectar 50 para a saida principal e 6 para a saida alternativa. Cada uma com 1UP.
Obrigado Sim, o edifício é existente e vai sofrer alteração de uso. Vai ser necessário efectuar algumas obras de construção civil, nomeadamente de compartimentação. ok, vou seguir a sua orientação. abc | |
|
 | |
RO
Mensagens : 207 Pontos : 371 Reputação : 2 Data de inscrição : 15/10/2009
 | Assunto: Re: largura das saídas Qua Abr 03, 2013 11:12 am | |
| Fiquei com uma dúvida, como dimensionam o nº de evacuados que utiliza cada saída? | |
|
 | |
Pedro Barradas

| Assunto: Re: largura das saídas Qua Abr 03, 2013 11:27 am | |
| Saidas dos LOCAIS, certo? Relativamente à questão , é impossivel saber ao certo quem vai para onde...  Temos sempre de ter presente uma premissa base. - A maioria das pessoas tem tendencia a sair pelo local donde entraram; Uma maneira de afectar pessoas para determinada saida é efectuar o calculo da area de influência desta e assim definir o número de pessoas que a vai utilizar. Mas deve se ter em conta a premissa anterior;) | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: largura das saídas  | |
| |
|
 | |
| largura das saídas | |
|