Eunice
Mensagens : 2 Pontos : 4 Reputação : 0 Data de inscrição : 09/06/2011
 | Assunto: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Sex Jan 06, 2012 12:29 pm | |
| Bom dia a todos Estou agora a dar os primeiros passos nos assuntos de SCIE e é a primeira vez que participo no fórum. Estou a tentar elaborar as MAP para a empresa onde trabalho e surge-me à partida uma dúvida que espero que alguém mais experiente e entendido na matéria me consiga esclarecer. A minha empresa um edificio de UT XII, trata-se de uma fábrica de produção de estruturas metálicas, onde temos actividades como soldadura, pintura, serralharia, etc. O pavilhão é amplo, não existe qualquer compartimentação corta-fogo das várias actividades. A minha questão é: que actividade devo considerar para o cálculo da densidade da carga de incêndio (qsi)?? não faz sentido fazer para cada actividade uma vez que não existe qualquer compartimentação corta fogo. será correcto escolher a actividade de maior qsi e aplicar à fábrica toda??? A listagem do despacho 2074/2009, também me parece um pouco desajustada em certas situações, por exemplo, onde enquadro a pintura manual ou mesmo mecânica nesta listagem Se alguém me conseguir dar uma orientação no assunto, agradecia Cmprts | |
|
Uriel
Mensagens : 194 Pontos : 283 Reputação : 39 Data de inscrição : 25/10/2010
 | Assunto: Re: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Sex Jan 06, 2012 2:15 pm | |
| Embora não haja compartimentação, a formula se reparar bem é um somatório, logo pode somar as diversas atividades. Também pode fazer de forma individual e no final diluir pela área toda... Não esquecer que o despacho tem uma gralha e a área (Si) que se encontra em denominador não é igual à área (Si) do numerador. A do denominador deve ser área total do compartimento corta-fogo (St). Como no seu caso tem apenas um compartimento, a St é a área total da fábrica. No numerador vai fazendo uma soma acumulada das diferentes atividades em função da área que ocupam. Sim, muitas vezes não é fácil encontrar as atividades que pretendemos, nem usar o despacho... Temos de ser críticos e tentar arranjar uma atividade que se aproxime da que pretendemos, sem que penalize muito o nosso cálculo, nem ajudo em demasia... Espero ter ajudado  , RD | |
|
Eunice
Mensagens : 2 Pontos : 4 Reputação : 0 Data de inscrição : 09/06/2011
 | Assunto: Re: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Sex Jan 06, 2012 2:30 pm | |
| Ajudou sim, obrigado por ter respondido! | |
|
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada  | |
| |
|