| | Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Ped.Afonso
Mensagens : 2 Pontos : 4 Reputação : 0 Data de inscrição : 15/11/2011 Idade : 40 Localização : Linda-a-Velha
 | Assunto: Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo Sex Nov 18, 2011 3:56 pm | |
| Boa tarde a todos, Antes de mais os meus parabéns por um fórum com esta utilidade e de mais valia para todos os que trabalham neste campo.
Tenho algumas dúvidas em relação à classificação de um edifício cuja projecto de alterações já foi aprovado.
Tem de existência mais de 100 anos, encontra-se no Chiado em vias de classificação e é de utilização mista: Pisos -2 e -1 de estacionamento Piso 0 de comércio Pisos 1 a 3 de escritórios. Logo utilizações tipo II, III e VIII, correcto?
Considerando que as alterações que se pretendem fazer só ocorrem ao nível dos pisos 1 a 3 (Administrativo), é correcto que possa defender em análise técnica, a apresentação da ficha de segurança apenas referente a estes 3 pisos e a esta utilização tipo? O efectivo é calculado no total dos 3 pisos é de 83, se bem que as áreas por piso destinadas a escritórios ultrapassem os 200m2.
Deixo aqui a dúvida e peço ajuda que agradeço antecipadamente,
Cumprimentos P.Afonso | |
|  | | FAGomes
Mensagens : 42 Pontos : 52 Reputação : 0 Data de inscrição : 15/03/2011 Idade : 47
 | Assunto: Re: Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo Sex Nov 18, 2011 4:32 pm | |
| Atendendo a que a intervenção se caracteriza numa ut III da 1ª categoria de risco (depende do pé-direito dos pisos, pode ser da 2ª) e atendendo ainda que todo o edifício deve de ser da 1ª categoria de risco, penso que possa alegar isso.
Não obstante contra o seu argumento penso que poderá ser alegado que a intervenção agora preconizada vem agravar o risco de incêndio da edificação (como acontece se estivermos a falar da passagem de pisos habitacionais a escritórios), pelo que deverá ser elaborado um projecto de segurança apresentando mais valias que anulem esse agravamento (introdução de BI, de detecção, Compartimentação, Janela de desenfumagem das escadas, …etc..)
| |
|  | | Ped.Afonso
Mensagens : 2 Pontos : 4 Reputação : 0 Data de inscrição : 15/11/2011 Idade : 40 Localização : Linda-a-Velha
 | Assunto: Re: Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo Sex Nov 18, 2011 4:47 pm | |
| Antes de mais, grato pela disponibilidade na resposta à minha dúvida.
No caso que apresento, a utilização dos pisos em causa sempre foi de carácter administrativo, as alterações propostas aconteceram ao nível das instalações sanitárias.
Relativamente a pés direitos, estamos a falar de facto, do limite admitido, isto é, 9,00m até à cota (de chegada) do piso 3.
Em última análise, só pelo facto de termos 2 pisos de estacionamento já passaria a 2ª categoria de risco correcto? Mas se defender apenas a actualização dos pisos superiores pode ser defendido, pelo menos o proprietário assim o espera.
Se a minha análise não estiver correcta, agradeço a correcção. Cumprimentos, | |
|  | | FAGomes
Mensagens : 42 Pontos : 52 Reputação : 0 Data de inscrição : 15/03/2011 Idade : 47
 | Assunto: Re: Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo Sex Nov 18, 2011 5:18 pm | |
| Até melhor opinião, dado o exposto, e atendendo a que se trata de alterações a nível de instalações sanitárias, concordo consigo. | |
|  | | pijama

Mensagens : 75 Pontos : 95 Reputação : 0 Data de inscrição : 06/12/2011 Idade : 38 Localização : Vila Nova de Gaia
 | Assunto: Re: Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo Qua Dez 07, 2011 7:40 pm | |
| - Ped.Afonso escreveu:
- Boa tarde a todos,
Antes de mais os meus parabéns por um fórum com esta utilidade e de mais valia para todos os que trabalham neste campo.
Tenho algumas dúvidas em relação à classificação de um edifício cuja projecto de alterações já foi aprovado.
Tem de existência mais de 100 anos, encontra-se no Chiado em vias de classificação e é de utilização mista: Pisos -2 e -1 de estacionamento Piso 0 de comércio Pisos 1 a 3 de escritórios. Logo utilizações tipo II, III e VIII, correcto?
Considerando que as alterações que se pretendem fazer só ocorrem ao nível dos pisos 1 a 3 (Administrativo), é correcto que possa defender em análise técnica, a apresentação da ficha de segurança apenas referente a estes 3 pisos e a esta utilização tipo? O efectivo é calculado no total dos 3 pisos é de 83, se bem que as áreas por piso destinadas a escritórios ultrapassem os 200m2.
Deixo aqui a dúvida e peço ajuda que agradeço antecipadamente,
Cumprimentos P.Afonso Boa tarde, Correctíssimo: utilização mista com UT II, III e VIII. A meu ver, à partida, apenas faz sentido preencher a ficha de segurança, visto estarmos na 1.ª CR da UT III onde foram feitas e aprovadas as alterações de projecto. Contudo, poderá haver necessidade de elaborar projecto para todo o edifício da 2.ª CR se houver obrigatoriedade de aumentar a gravidade nos meios de segurança comuns que às várias UT, como é o caso da resistência ao fogo de elementos estruturais. Por uma questão de segurança, contacte o CDOS da área abrangida pelo projecto. Cumprimentos | |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo  | |
| |
|  | | | Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo | |
|