| | Carga de incêndio Modificada | |
| | Autor | Mensagem |
---|
zenden
Mensagens : 23 Pontos : 37 Reputação : 0 Data de inscrição : 07/04/2010
 | Assunto: Carga de incêndio Modificada Seg Jan 24, 2011 1:54 pm | |
| Boas a todos, A minha questão prende-se com a formula para actividades de armazenamento ou seja tenho uma unica zona de armazenamento que é um arquivo, tenho o valor de qvi que é 1700 tenho o hi que é de 2,2m tenho Si que é 9,06m2 o Ci 1,6 e Rai 3.
q s = ∑ 1700 MJ/m3*2,2m* 9,06m2*1,6*3 / 9,06 = 17952
Gostaria de saber se o calculo acima que estou a fazer está corrrecto?? Por outro lado gostava de saber se hovesse outra zona de armazenamento como calcularia???
Desde já obrigado | |
|  | | Uriel
Mensagens : 194 Pontos : 283 Reputação : 39 Data de inscrição : 25/10/2010
 | Assunto: Re: Carga de incêndio Modificada Seg Jan 24, 2011 2:33 pm | |
| Olá, Nas perguntas frequentes da ANPC, a pergunta nº 47, diz que o despacho 2074/2009 está a ser revisto e que se podem usar já umas pequenas alterações: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]47 – Existem alterações ao despacho n.º 2074/2009, de 15 de Janeiro, relativo aos critérios técnicos para a determinação da densidade de carga de incêndio modificada? O referido despacho está a ser alvo de revisão. Antes da republicação do referido despacho julga-se útil divulgar as alterações previstas até ao mesmo, nomeadamente: 1 – Alínea a), do n.º 2, do artigo 3.º, - O denominador da fórmula para o cálculo da densidade de carga de incêndio modificada, pelo método probabilístico, passa a ser S (área útil do compartimento corta-fogo, em m2). 2 – Alínea b), do n.º 2, do artigo 3.º, - O denominador da fórmula para o cálculo da densidade de carga de incêndio modificada, pelo método probabilístico, passa a ser S (área útil do compartimento corta-fogo, em m2). Assim, podes diluir essa àrea em principio pela totalidade do compartimento corta-fogo.  Relativamente às outras zonas de armazenamento, se fosse no msm compartimento corta fogo, mantinhas o somatório, se fossem compartimentos corta-fogo distintos, farias como fizeste este mas individualmente. Sempre tendo em atenção o que é dito na pergunta transcrita acima. Cumps... | |
|  | | zenden
 | Assunto: Re: Carga de incêndio Modificada Seg Jan 24, 2011 2:55 pm | |
| Obrigado pela prontidão da resposta. Mas o que eu gostava mesmo de saberé se, a aplicação da formula está correcta ou seja eu multipliquei todos os valores e dividi pela area do compartimento se é assim que se faz?? A outra pergunta era se eu tivesse compartimentos distindos por exemplo se colocava os valores que estão na formula acima e somava com os outros valore e dividia pela soma das areas dos compartimentos???
Será assim para actividades de armazenamento neste caso Arquivos
s = ∑ 1700 MJ/m3 X 2,2m X 9,06m2 X 1,6 X 3 X 2 + 1700 MJ/m3 X 2,2m X 44,1m2 X 1,6 X 3 / 9,06 + 44,1
| |
|  | | Uriel
 | Assunto: Re: Carga de incêndio Modificada Seg Jan 24, 2011 3:12 pm | |
| Sim eu penso estar correcto, a não ser que estejas a confundir local de risco, com compartimento corta fogo. O local de risco pode ser isolado, ter porta corta fogo e mesmo assim não ser considerado compartimento corta-fogo, ou pelo menos geral.
Eu pela minha interpretação, um edifício de pequenas dimensões apenas tem compartimentação geral corta-fogo entre pisos, ou seja, penso que esses 9,06m2 podem ser alargados (a não ser que seja mesmo esse o tamanho de todo o piso)!
Relativamente à outra pergunta, se entendi a dúvida penso que o correcto seria:
s = (∑ 1700 MJ/m3 X 2,2m X 9,06m2 X 1,6 X 3 X 2 + 1700 MJ/m3 X 2,2m X 44,1m2 X 1,6 X 3) / (9,06 X 2 + 44,1) | |
|  | | zenden
 | Assunto: Re: Carga de incêndio Modificada Seg Jan 24, 2011 3:28 pm | |
| Obrigado por esta ajuda. Neste caso os 9,06 Si é a area do compartimento ou seja é relativo a uma sala...neste caso e perante o que me disse o Si que deveria colocar seria o da area total do piso???
Eu tenho utilizado a folha excel que uma colega nossa aqui colocou no fórum o certo é que eu coloco estes valores e quando os coloco na folha dá-me um valor bastante inferior....será que sou eu que estou a fazer algo errado ou será a folha que a colega deixou que está errada?? | |
|  | | Uriel
 | Assunto: Re: Carga de incêndio Modificada Seg Jan 24, 2011 3:33 pm | |
| Sim, caso não haja compartimentação corta fogo extra, sim seria todo o piso. Provavelmente pela folha de cálculo está a dar um valor muito inferior mesmo por isso, a formula já está a diluir a carga de incêndio pela totalidade do compartimento corta-fogo, ou seja, pelo que eu percebi a totalidade do piso, neste caso. Continuação de um bom trabalho!  | |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Carga de incêndio Modificada  | |
| |
|  | | | Carga de incêndio Modificada | |
|