www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Saída alternativa

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
CGabriel




Mensagens : 29
Pontos : 68
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/03/2011

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Saída alternativa   Saída alternativa EmptyQui Nov 20, 2014 12:57 pm

Bom dia a todos.

Gostaria de ser esclarecido sobre se uma saída dita alternativa pode ser considerada como saída para o cálculo do número mínimo de saídas dos locais conforme quadro XXIX do artº 54 do RTSCIE e entrar também no cálculo das distâncias a percorrer.

Ainda sobre este assunto, será que posso evacuar um efetivo de um local de risco B, através de um local de risco C e posteriormente para uma via horizontal de evacuação? Os dois locais de risco pertencem à mesma UT-VIII e a distância a percorrer no LR C é < 7 m.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptyQui Nov 20, 2014 4:22 pm

CGabriel escreveu:
Bom dia a todos.

Gostaria de ser esclarecido sobre se uma saída dita alternativa pode ser considerada como saída para o cálculo do número mínimo de saídas dos locais conforme quadro XXIX do artº 54 do RTSCIE e entrar também no cálculo das distâncias a percorrer.

Ainda sobre este assunto, será que posso evacuar um efetivo de um local de risco B, através de um local de risco C e posteriormente para uma via horizontal de evacuação? Os dois locais de risco pertencem à mesma UT-VIII e a distância a percorrer no LR C é < 7 m.

Obrigado

Boa tarde Carlos,

Na minha modesta opinião parece-me que a saída alternativa deve ser considerada para o número mínimo de saídas e consequentemente nas distâncias a percorrer.

Embora não me faça sentido, sinceramente não me parece uma estratégia adequada em segurança, evacuar um local de risco B através de um local de risco C, mas em termos legais, RJ e Regulamento, não conheço qualquer impedimento.
Ir para o topo Ir para baixo
CGabriel




Mensagens : 29
Pontos : 68
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/03/2011

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptyQui Nov 20, 2014 6:03 pm

Obrigado pela resposta.

Em relação à evacuação do LR B por um LR C, não tenho outra alternativa, pois pelo calculo do efetivo tenho de ter duas saidas. Uma delas tem de ser pelo LR C
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptyQui Nov 20, 2014 7:20 pm

Não podes efectuar uma saída e consequente percurso de evacuação de um local de risco B, através de um local de risco C.

PS: já tive de rectificar um Pscie, por causa de uma situação destas...( já foi em 2009, mas serviu-me de "emenda Wink... lololl.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptySex Nov 28, 2014 3:01 pm

Pedro Barradas escreveu:
Não podes efectuar uma saída e consequente percurso de evacuação de um local de risco B, através de um local de risco C.

Boa tarde Pedro,

Pode-me informar quais são os requisitos legais que suportam a afirmação acima?

Obrigado

FAM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptySex Nov 28, 2014 3:20 pm

Boas...
Não está suportado na legislação. Mas convenhamos, será boa prática, não o fazer.(já tinhas comentado isto mesmo)
Seja a evacuação pessoas de locais de risco B, através de locais de risco C, e/ ou pessoas de locais de risco E/D através de locais de risco C.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
fam




Mensagens : 25
Pontos : 40
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 63

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptySex Nov 28, 2014 3:30 pm

Pedro Barradas escreveu:
Boas...
Não está suportado na legislação. Mas convenhamos, será boa prática, não o fazer.(já tinhas comentado isto mesmo)
Seja a evacuação pessoas de locais de risco B, através de locais de risco C, e/ ou pessoas de locais de risco E/D através de locais de risco C.

O que é estranho é não aprovarem projectos com base nas boas práticas / bom senso.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa EmptySex Nov 28, 2014 3:45 pm

Na altura foi assim...
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado





Saída alternativa Empty
MensagemAssunto: Re: Saída alternativa   Saída alternativa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Saída alternativa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sinaletica para portas de Saida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: