www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Ana Mendes




Mensagens : 24
Pontos : 46
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/06/2013

fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty
MensagemAssunto: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) EmptySex Mar 14, 2014 12:05 pm

Boa tarde,
Gostava de saber se ás áreas máximas de compartimentação corta-fogo estabelecidas no Quadro XII – art.º 18º da Portaria n.º 1532/2008 de 29 de Dezembro são áreas brutas ou úteis. Estou a usar áreas brutas mas já me disseram que tinham de ser úteis pelo que estou na dúvida.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty
MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) EmptySáb Mar 15, 2014 9:42 pm

São áreas Úteis... ( de acordo com as definições do RJ-SCIE)
Mas se usar as brutas está a ser "conservadora" Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Ana Mendes




Mensagens : 24
Pontos : 46
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/06/2013

fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty
MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) EmptyDom Mar 16, 2014 12:03 am

Obrigado pela resposta, Pedro! Já reli o RJ-SCIE, mas não encontrei essa analogia. Talvez seja área útil para todas as UTs com excepção da UT II, que refere área bruta.

Já agora uma outra questão, constituindo as caixas de elevador um Compartimento de Fogo (n.º 10, art.º14º, RT-SCIE) , e de acordo com o art.º 28a) para o meu edificio de média altura teria portas do elevador E15, a minha questão é visto que este elevador passa lajes que exigem REI90 não deviam as portas serem E45 (metade da resistência da laje) de modo a garantir que se houver um incêndio num piso o mesmo não se propague pela caixa de elevador para o piso superior com uma resistência inferior (E45+45=90 ; se fosse E15+E15=30)?
Lendo o quadro parece que é uma imposição pelo que escolheria o E15, mas indo pelo conceito de compartimentação parece-me que tem de ser um E45. Qual é a sua opinião?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty
MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) EmptySeg Mar 17, 2014 9:00 am

Não tenho tido experiências com UTII, pelo que nessa situação pode até ser referente a Ab.
A analogia para Au, vêm das áreas máximas de compartimentação nos postos seguintes do RT-SCIE.

Quanto às portas do elevador. Eu meto coloco sempre requisito E30C. Não se esqueça que a caixa de elevadores já é um compartimento de fogo (paredes e portas) Pelo que é natural que possa ter requisito inferior à estrututra ( excepto se as paredes forem elementos estruturais)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Ana Mendes




Mensagens : 24
Pontos : 46
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/06/2013

fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty
MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) EmptySeg Mar 17, 2014 9:44 am

Obrigado, Pedro pela sua ajuda e opinião.
Com os melhores cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty
MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   fogo - Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Registos Corta-Fogo
» Compartimentos corta-fogo de um edificio que é centro de dia, creche, CATL e CAF
» Compartimentação e áreas
» Resistência ao Fogo
» Reacção ao fogo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: