www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 largura das saídas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: largura das saídas   largura das saídas EmptyQui Mar 28, 2013 11:34 am

Estou aqui com uma dúvida básica no dimensionamento da largura das saídas.


O n.º 2 do art 56 do RT SCIE diz que é 2UP " Nos locais em edifícios cujo efectivo seja igual ou
superior a 200 pessoas;"

mas o n.º 3 remete para o QUADRO XXXI do RT SCIE.

Na situação de ter mais de 51 pessoas num local devo seguir o n.º 2 ou o n.º 3?
É que pelo n.º 2 a largura pode ser 1UP (Sem prejuízo de disposições mais gravosas) mas pelo n.º 3 a largura tem que ser 2UP.[Uma por 100 pessoas ou fracção, mais uma]

abc
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas EmptyQui Mar 28, 2013 12:04 pm

Então é assim:
Tem um espaço(Local) com efectivo superior a 200pax.
Vai ter, imaginemos pelo menos duas saidas. Estas terão de ter largura não inferior a 2UP. Não obstante o calculo total para determinar a largura de saida desse local.

Imagine necessita de 3UP's... tem duas saidas, terá de prever 2 saidas com o mínimo de 2 UP cada.

Imagine que tem 3 saidas (Consideradas para efeitos de evacuação do local), todas as 3 terão de ter pelo menos 2UP.

fiz-me entender?
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas EmptyQui Mar 28, 2013 12:27 pm

Pedro Barradas escreveu:
Então é assim:
Tem um espaço(Local) com efectivo superior a 200pax.
Vai ter, imaginemos pelo menos duas saidas. Estas terão de ter largura não inferior a 2UP. Não obstante o calculo total para determinar a largura de saida desse local.

Imagine necessita de 3UP's... tem duas saidas, terá de prever 2 saidas com o mínimo de 2 UP cada.

Imagine que tem 3 saidas (Consideradas para efeitos de evacuação do local), todas as 3 terão de ter pelo menos 2UP.

fiz-me entender?


Obrigrado.
A explicação está perfeita. Para um efectivo > 200 dá para perceber perfeitamente.

Mas o caso que tenho em mãos é um espaço de refeitório que tem um efectivo de 56 pessoas. O espaço tem uma saída principal que dá para umas escadas enclausuradas e uma saída secundária que dá para um corredor com um comprimento grande até à saída exterior (tipo labirinto). eu estou a encaminhar as 56 pessoas para a saída principal, considerando a saída secundária como saída alternativa. A minha dúvida é se devo utilizar o n.º2 ou o n.º 3 do art 56 do RT SCIE.

Mais uma vez agradeço a ajuda.

abc



Última edição por amos em Qua Abr 03, 2013 4:52 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas EmptyQui Mar 28, 2013 12:37 pm

O edificio é existente, ou é projecto novo?

Se tem 56 pessoas a evacuar para essa saida, essa tem de ter 2UP.
No entanto como tem de ter 2 saidas do local, que cumpram as distâncias máximas até local protegido e/ ou ao exterior, Poderia, por exemplo afectar 50 para a saida principal e 6 para a saida alternativa.
Cada uma com 1UP.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas EmptyQui Mar 28, 2013 12:53 pm

Pedro Barradas escreveu:
O edificio é existente, ou é projecto novo?

Se tem 56 pessoas a evacuar para essa saida, essa tem de ter 2UP.
No entanto como tem de ter 2 saidas do local, que cumpram as distâncias máximas até local protegido e/ ou ao exterior, Poderia, por exemplo afectar 50 para a saida principal e 6 para a saida alternativa.
Cada uma com 1UP.

Obrigado

Sim, o edifício é existente e vai sofrer alteração de uso. Vai ser necessário efectuar algumas obras de construção civil, nomeadamente de compartimentação.

ok, vou seguir a sua orientação.

abc
Ir para o topo Ir para baixo
RO




Mensagens : 207
Pontos : 371
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/10/2009

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas EmptyQua Abr 03, 2013 11:12 am

Fiquei com uma dúvida, como dimensionam o nº de evacuados que utiliza cada saída?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas EmptyQua Abr 03, 2013 11:27 am

Saidas dos LOCAIS, certo?
Relativamente à questão , é impossivel saber ao certo quem vai para onde... Wink

Temos sempre de ter presente uma premissa base.
- A maioria das pessoas tem tendencia a sair pelo local donde entraram;

Uma maneira de afectar pessoas para determinada saida é efectuar o calculo da area de influência desta e assim definir o número de pessoas que a vai utilizar.

Mas deve se ter em conta a premissa anterior;)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado





largura das saídas Empty
MensagemAssunto: Re: largura das saídas   largura das saídas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
largura das saídas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Largura útil das escadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: