www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvida sobre cálculo risco incêndio

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
mcarolinanjos

mcarolinanjos


Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/02/2013

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptyTer Fev 19, 2013 6:37 pm

Estou com muita dificuldade em acreditar que o edifício que estou a estudar possa ser de 2ª categoria de risco. Bem que eu queria, para agradar os proprietários mas acho que nao há nada a fazer.
Terão de aceitar que é 3ªcategoria de risco e prosseguir com o cumprimento das respetivas obrigações legais (elaboração do projeto SCIE, etc).
Para ser mais clara tenho duas grandes dúvidas que quando esclarecidas, tenho a certeza que o problema ficará resolvido.
A primeira é saber o que se entende por "edifício destinado exclusivamente a armazéns"? Acho que se me derem exemplos irei perceber o meu caso qual é.
A segunda dúvida é como realmente acertar com o valor a usar do quadro II do despacho 2074, sendo que o material é ração para animais (quer a granel ou peletizada). O mais próximo que encontrei foi "alimentação, matérias-primas", cujo valor é de 3400 MJ/m2.

Muito obrigado por ler a mensagem. Se souber responder às respostas, por favor ajude-me. Pode ser que eu também possa ajudá-lo/a. Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptyQua Fev 20, 2013 2:28 pm

Olá, já tive um caso parecido, como a principal composição da ração neste caso eram cereais usei o método determinístico com o valor para cereais, controlando depois as quantidades máximas para o edifício ser de 1º, 2º, 3º ou 4º categoria, verifiquei qual seria a mais próxima do real, informando o cliente que ultrapassando essa quantidade estaria em inconformidade.

Edifício destinado exclusivamente a armazenagem entendo ser um edifício cuja função é exclusivamente armazenar produtos, não tendo outra função.
Ir para o topo Ir para baixo
mcarolinanjos

mcarolinanjos


Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/02/2013

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptyQui Fev 21, 2013 8:36 pm

Muito obrigada pela resposta. Será que se pode usar mesmo a fórmula do método determinístico? Pensei que não uma vez que é armazenamento.
Segui o conselho de uma outra pessoa de um outro fórum e usei o valor de "Forragem" com a fórmula específica para armazenamento. Bom, de qualquer forma, vou experimentar calcular dessa forma que você fez.
Pois, exatamente, exclusivo a armazém tem de ser mesmo exclusivo, o que não é o meu caso. Existe um escritório e sanitário/vestiário dentro do mesmo edifício.
Obrigado mais uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 10:26 am

Olá, se vires no despacho na legenda da formula do método determinístico no Rai fala de atividade ou armazenamento.
Em relação a ser exclusivamente armazenamento, se esse espaço administrativo não exceder 20% da área bruta total eu considerava UT XII exclusivamente afeta a armazenamento mas é a minha interpretação.
Ir para o topo Ir para baixo
mcarolinanjos

mcarolinanjos


Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/02/2013

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 12:40 pm

Ah, eu não tinha reparado nisso. entao significa que a fórmula do método determinístico também serve para armazenamento. Ok.
entretanto ainda não refiz os cálculos com esta fórmula para experimentar e comparar (é coisa rápida, mas estou a avançar noutras partes do trabalho agora primeiro...).
Quanto ao espaço administrativo, sim este nao excede 20% da area bruta total, mas so está efetivamente escrito (e por isso mesmo você diz que é a sua interpretação, compreendo) é que quando isto acontece a conclusão é que o espaço é considerado integrado à UT principal, logo as "implicações legais" a aplicar são sempre da UT maior (que neste caso ja sabemos que é XII - armazém). Ou seja, não tem nada a ver com espaço exclusivo a armazém. Não está explicito. Era bom que estivesse porque pelos vistos cada técnico aplica conforme a sua interpretação. Eu vou considerar que não é espaço exclusivo a armazém porque houve uma técnica SHST com alguma experiência que me disse pessoalmente que era assim que fazia. Não significa que esteja correta. Mas é uma opção.

Muito obrigada pela atenção e ajuda! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 2:40 pm

Secalhar tens razão porque se o espaço administrativo exceder 20% teria de existir compartimentação entre os espaços e ai sim a UT XII seria destinada exclusivamente a armazém, com os limites de carga de incêndio para armazéns.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 2:43 pm

mcarolinanjos escreveu:
...
Segui o conselho de uma outra pessoa de um outro fórum e usei o valor de "Forragem" com a fórmula específica para armazenamento...

Era eu.. mas também sou deste Wink

A interpretação do wandering.. também é valida. Se pensarmos bem, sendo uma UT exclusiva, e não havendo FABRICO...
Possivelmente não há necessidade de penalizar a determinação da CRI. Mas a legislação não é clara...
Esta questão é quando temos FABRICO/ ARMAZENAMENTO ou só ARMAZENAMENTO...?!?!

PS: Relativamente à Tecnica de SHST.. tem muita experiência, em SHST ou em SCIE?
É que tenho apanhado com cada relatório (mal elaborado) por essa gente, sem querer desprezar.... mas é um facto constatado Wink


Última edição por Pedro Barradas em Sex Fev 22, 2013 3:20 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 2:50 pm

Eu acho que o espírito da Lei é evitar situações de armazéns de elevada carga de incêndio ligados a áreas de fabrico.
Ir para o topo Ir para baixo
mcarolinanjos

mcarolinanjos


Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/02/2013

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 3:28 pm

A técnica TSHST tem experiência mais propriamente é de SHST do que SCIE. Trabalha como TSHST numa fábrica desde 2009 e só nesta fábrica, e é a única técnica de segurança que há na fábrica. Mas acompanhou a elaboração do projeto de SCIE feito por um engenheiro da OE, que ficou terminado no ano passado antes da obra de remodelação começar.

Eu sou TSHST desde Janeiro 2012. Até agora fiz só 1 estágio de 1 mês nessa fábrica e 1 estágio de 1 ano nessa mesma fábrica (sem qualquer remuneração porque fez parte do curso).
Infelizmente, no curso não nos ensinam tudo (ensinam mesmo muito pouco, mas é assim em todo o lado).
Espero que o meu relatório esteja no caminho certo. Este é o meu primeiro trabalho a sério.

Sim, wandering, realmente faz sentido.

Eu tenho consciência da minha inexperiência, mas tenho de aproveitar para aprender pelo menos, mesmo que nao corra bem.
Emigrar para trabalhar é sempre a última hipótese.


Última edição por mcarolinanjos em Sex Fev 22, 2013 3:39 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
mcarolinanjos

mcarolinanjos


Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/02/2013

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 3:36 pm

Também tenho essa dúvida por esclarecer, já que falaram nisso: no tal armazém, penso que posso considerar que há também atividade industrial, uma vez que é utilizado um equipamento montando num pesado de mercadorias que faz a trituração e mistura de rações (dentro do edifício), e depois da mistura feita, são enchidos sacos da "nova" ração. Isto é atividade industrial não é?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 3:41 pm

sim...
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
mcarolinanjos

mcarolinanjos


Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/02/2013

Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio EmptySex Fev 22, 2013 3:53 pm

Ok. obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cálculo risco incêndio   Dúvida sobre cálculo risco incêndio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre cálculo risco incêndio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Categoria de risco - Dúvida Urgente!
» Dúvida - cálculo carga de incêndio
» Taxas a cobras pela ANPC
» Dúvida no Cálculo da Densidade de Carga de Incêndio
» Ferramenta de cálculo da categoria de risco do Eeifício

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: