www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Sophia33




Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2013

incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio Empty
MensagemAssunto: MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio   incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio EmptyQua Jan 02, 2013 2:28 pm

Boa tarde e bom ano a todos!

Estou a elaborar as MAP para um Armazém e precisava de uma ajudinha...

Basicamente tenho 3 zonas de maior carga de incêndio, inseridas numa área total de 3.000 m2 e distribuídas do seguinte modo:
Zona 1: armazenamento de papel, área 1 = 700 m2
Zona 2: oficinas, área 2 = 500 m2
Zona 3: arquivo, área 3 = 100 m2

Como se trata de um edifício antigo, sem qualquer isolamento entre os locais, estou a pensar tratar todo o piso como um único compartimento CF.

Ao usar a fórmula do método probabilístico, devo usar no denominador a área total dos 3.000 m2 (que inclui gabinetes, WC´s,...) ou apenas o somatório da área das 3 zonas (1.300 m2)?

Já agora, outra questão: existe no exterior um depósito cilindrico de gás de 2 m3 a cerca de 4 m do edifício.
Também devo fazer o cálculo da carga de incêndio para o depósito?
Se sim, que área considero neste caso uma vez que se encontra ao ar livre?
Por último, como relaciono depois a carga de incêndio dentro do edifício com a calculada para o depósito ao ar livre?

Bjs e obrigado,
Sophia
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio   incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio EmptyQui Jan 03, 2013 12:13 pm

Olá, a minha interpretação é a seguinte:

1- Se não existe qualquer compartimentação corta fogo entre os locais o denominador deve ser a área total dos espaços.

2- Em relação ao deposito exterior , normalmente possuem uma vedação de proteção, eu considerava essa área como a área afeta á armazenagem.

O edifício terá depois uma carga de incêndio modificada integrada no edifício e outra ao ar livre previstas na tabela do quadro X do anexo III do regime jurídico para classificação da categoria de risco, sabendo a categoria de risco sabes o conteúdo obrigatório das MAP.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Sophia33




Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2013

incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio   incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio EmptySex Jan 04, 2013 12:22 am

Olá boa noite,

Devo então considerar a área total do piso, incluindo a área dos gabinetes, WC´s..., isto é os 3.000 m2?

Em relação ás cargas de incêndio integradas no edifício e ao ar livre serão 2 variáveis distintas que terei de calcular independentemente, certo?


Bjs e obrigado pela resposta,
Sophia
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio   incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio EmptySex Jan 04, 2013 11:23 am

Sim nesse caso é o que eu faria.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio Empty
MensagemAssunto: Re: MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio   incêndio - MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
MAP em Armazém - cálculo da carga de incêndio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida - cálculo carga de incêndio
» Cálculo da carga de incêndio – dúvida
» Cálculo de carga de incêndio modificada
» Cálculo da carga de incêndio modificada
» cálculo da carga incêndio modificada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Planos de Segurança Internos-
Ir para: