www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 As FICHAS e as Câmaras...

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptySex Ago 10, 2012 7:46 pm

Hoje tomei tomei conhecimento de uma situação caricata... que se passou com o meu gabinete, numa CM deste país.

Na submissão de entrega de Licenciamento de uma Habitação unifamiliar isolada, apenas com um piso ao nível do PR:
Foi exarado parecer, pelo Arquitecto que fez o controlo prévio, parecer esse que, no que concerne à Ficha SCIE, exige o preenchimento da Resistência ao fogo da estrutura, da cobertura e das paredes de empena...

Ora sabemos que para o caso em questão não é exigível qualquer resistência ao fogo dos elementos estruturais, incluindo a cobertura ?!
Sendo edificio isolado, não existem paredes de empena... e muito menos guarda-fogos...
A Ficha foi com os campos DEVIDAMENTE BEM preenchidos como NA (Não se aplica).

Fabuloso...


PS: Não resisto, e a acrescentar ao caricato desta situação, o parecer exarado, é efectuado através de uma empresa privada (Gab. de arquitectura) que presta o serviço a essa câmara.... a câmara nem se dignou a transcrever o parecer no oficio, como fazem sempres internamente, copiou e anexou directamente o parecer do gabinete em folha timbrada...


Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyQua Ago 29, 2012 11:55 am

Eu por vezes estou a falar de questões técnicas com câmaras e outras instituições publicas e tenho a sensação de estar a falar com crianças, os técnicos (salvo raras e honrosas exceções) estão a milhas daquilo e nem têm interesse algum em aprender.
No inicio ficava perturbado e a pensar como poderia ser possível, hoje aceito e percebo porquê que Portugal é o pais que é.
Ir para o topo Ir para baixo
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyQui Ago 30, 2012 9:55 am

Enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptySáb Set 01, 2012 12:41 pm

boas

olha, por acaso a moradia tem paredes exteriores em confronto com outros edifícios?
isto é, existem outras construções a menos de 4m?
se assim for EI/REI >60 e vãos E>30.

outra coisa, eu no preenchimento da ficha, nos casos que não existe no RTSCIE a obrigatoriedade de aplicar alguma coisa eu faço igual, ou seja coloco NA.
e nos restantes campos coloco sempre a resistencia MINÍMA aplicável. Mas ultimamente tenho andado a "matutar" será que não devia colocar a resistencia efectiva do elemento em questão? É que, se assim for e para o caso da cobertura, então devia colocar a resistência real da cobertura, mesmo que fosse REI 5, REI 10, etc..

abc



Última edição por amos em Ter Set 04, 2012 7:36 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptySeg Set 03, 2012 8:13 pm

amos escreveu:
boas

olha, por acaso a moradia tem paredes exteriores em confronto com outros edifícios?
isto é, existem outras construções a menos de 4m?
se assim for EI/REI >60 e vãos E>30.


.. O edificio mais proximo deve estar a cerca de...500m Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
eccordeiro




Mensagens : 65
Pontos : 103
Reputação : 4
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : Pombal

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptySeg Set 03, 2012 9:46 pm

Boas,

A ficha tem muito que se diga. saiu um artigo na última edição da proteger sobre a ficha.

Recentemente deparei-me com uma situação engraçada.
A câmara tinha aprovado um hotel de 2° como sendo de 1° categoria..
Enfim ...

Cumprimentos
Eccordeiro
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyTer Set 04, 2012 7:50 am

É verdade. Já li o artigo.
Da autoria do colega Pedro Silvano, o artigo de opinião, não sendo aprofundado, no essêncial expõe os problemas e incongruências mais importantes.
Não concordo com algumas observações/ direcções do Artigo... mas isso seria motivo para um debate alargado...

Relativamente ao licenciamento das Câmaras, pela minha experiência, os técnicos não fazem controlo da Ficha, ou fazendo, não deviam pois manifestamente não têm na generalidade capacidade técnica para o fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyTer Set 04, 2012 3:30 pm

Só uma pergunta.
Para essa moradia, foi necessário colocar o REI da cobertura? Smile

abc
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyTer Set 04, 2012 3:43 pm

Pedro Barradas escreveu:
Foi exarado parecer, pelo Arquitecto que fez o controlo prévio, parecer esse que, no que concerne à Ficha SCIE, exige o preenchimento da Resistência ao fogo da estrutura, da cobertura e das paredes de empena...

Ora sabemos que para o caso em questão não é exigível qualquer resistência ao fogo dos elementos estruturais, incluindo a cobertura ?!Sendo edificio isolado, não existem paredes de empena... e muito menos guarda-fogos...
A Ficha foi com os campos DEVIDAMENTE BEM preenchidos como NA (Não se aplica).
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyTer Set 04, 2012 6:31 pm

amos escreveu:
Só uma pergunta.
Para essa moradia, foi necessário colocar o REI da cobertura? Smile

abc


o que eu quero saber é se foi necessário alterar a ficha para fazer o vontade ao arquiteto, ou se ele teve o bom senso, reconheceu o erro, e aprovou a 1.ª ficha com os "NA"?

abc
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyQua Set 05, 2012 7:55 am

amos escreveu:
amos escreveu:
Só uma pergunta.
Para essa moradia, foi necessário colocar o REI da cobertura? Smile

abc


o que eu quero saber é se foi necessário alterar a ficha para fazer o vontade ao arquiteto, ou se ele teve o bom senso, reconheceu o erro, e aprovou a 1.ª ficha com os "NA"?

abc

Eu voltei a submeter a ficha SCIE, com os campos não aplicáveis, como NA (incluindo a resistencia da cobertura), desta vez, no campo das observações, expliquei o motivo do preenchimento de alguns campos ser NA.
Ainda não sei o resultado desta 2ª volta Wink.... mas estes assuntos não se coadunam com uma questão de "vontades". Os técnicos são já pessoas crescidinhas, pelo que devem assumir os seus erros. Todos erramos.


Última edição por Pedro Barradas em Qua Set 05, 2012 10:46 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
amos

amos


Mensagens : 32
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2010
Localização : Figueira da Foz

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptyQua Set 05, 2012 10:16 am

Pedro Barradas escreveu:
amos escreveu:
amos escreveu:
Só uma pergunta.
Para essa moradia, foi necessário colocar o REI da cobertura? Smile

abc


o que eu quero saber é se foi necessário alterar a ficha para fazer a vontade ao arquiteto, ou se ele teve o bom senso, reconheceu o erro, e aprovou a 1.ª ficha com os "NA"?

abc

Eu voltei a submeter a ficha SCIE, com os campos não aplicáveis, como NA (incluindo a resistencia da cobertura), desta vez, no campo das observações, expliquei o motivo do preenchimento de alguns campos ser NA.
Ainda não o resultado desta 2ª volta Wink.... mas estes assuntos não se coadunam com uma questão de "vontades". Os técnicos são já pessoas crescidinhas, pelo que devem assumir os seus erros. Todos erramos.

ok. obrigado.

abc
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... EmptySex Set 28, 2012 2:59 pm

Já veio a resposta da Câmra, com aprovação do Proj. Arquitectura.... não mencionou nada acerca do "caso" da Ficha SCIE... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado





As FICHAS e as Câmaras... Empty
MensagemAssunto: Re: As FICHAS e as Câmaras...   As FICHAS e as Câmaras... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As FICHAS e as Câmaras...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Preenchimento fichas SCIE habitacional
» Comercio+armazém - Quantas fichas de segurança?
» Notas - Fichas de SCIE
» Qual o nº de fichas de segurança a entregar
» Anexo destinado a arrumos e fichas de SCI

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Fichas de Segurança-
Ir para: