www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Compartimentação

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
denisonc

denisonc


Mensagens : 15
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2012

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Compartimentação   Compartimentação EmptyTer Abr 24, 2012 5:45 pm

Um edifício de 3ª categoria de risco UTVII terá uma resistência ao fogo das estruturas R/REI90.
De acordo com o critério do pto 7, art.º18 RTSCIE a compartimentação será feita com paredes EI30 e portas E30.
1ª Questão: Não será um contrasenso a compartimentação ter um escalão de tempo muito enferior das estruturas?
2ª Questão: Na compartimentação geral e dos locais de risco nada é dito sobre as janelas, estas deveráo ter o mesmo escalão de tempo dos locais?
3ª Questão: Caso não exista confronto com outras edificações as janelas podem ser do tipo E e não EI?
Parece que não mas estes detalhes podem implicar em custos enormes.
Agradeço os vossos comentários.
Denison
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQua Abr 25, 2012 9:11 am

... Denison...
Está, presumo, a efectuar um estudo dum 3ª CRI e não tem esses conceitos presentes?!?!
Deve fazer uma reflexão sobre o que escreveu...
Vai-me desculpar mas é melhor voltar a estudar o RJ -SCIE e o RT-SCIE, ou melhor, inscrever-se num curso de formação em SCIE.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
denisonc

denisonc


Mensagens : 15
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2012

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQua Abr 25, 2012 10:53 am

Pedro Barradas escreveu:
... Denison...
Está, presumo, a efectuar um estudo dum 3ª CRI e não tem esses conceitos presentes?!?!
Deve fazer uma reflexão sobre o que escreveu...
Vai-me desculpar mas é melhor voltar a estudar o RJ -SCIE e o RT-SCIE, ou melhor, inscrever-se num curso de formação em SCIE.

Bom dia.
Estou precisamente a fazer o projecto do dito curso, contudo acho que não tem lógica termos as estruturas com um escalão de tempo que não é aplicado à compartimentação geral.
No regulamento nada é referido sobre a protecção das janelas em edifícios que não se encontram em confronto.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQua Abr 25, 2012 11:09 am

denisonc escreveu:

Estou precisamente a fazer o projecto do dito curso, contudo acho que não tem lógica termos as estruturas com um escalão de tempo que não é aplicado à compartimentação geral.
No regulamento nada é referido sobre a protecção das janelas em edifícios que não se encontram em confronto.

Já perguntou o porquê disso (razão das escalões de tempo) aos seus formadores?

Quanto às janelas exteriores do edificio, se não existem edifícios em confronto... vai protegê-las do quê e para quê?

A sua questão das janelas interiores...
...O RT-SCIE, não fala em portas e janelas especificamente... fala em vãos, aberturas, etc...

PS: Mas tem ido ás aulas teóricas... não lhe falam/ explicam isto?!? concerteza que sim, tem de tomar mais atenção Wink
Desabafo: Não deveriam ser aceites Tecnicos que não tenham qq experiência em SCIE... nos cursos de formação 3ª 4ª CRI... quem vai para este curso tem de dominar o básico.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
denisonc

denisonc


Mensagens : 15
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2012

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQua Abr 25, 2012 12:17 pm

Então desculpe lá este desabafo:
Sem experiência não conseguimos formação, sem formação não conseguimos experiência, sem experiência não conseguimos emprego, sem emprego não conseguimos formação...
Inscrevi-me no curso precisamente porque quero saber mais deste assunto, ora como todas a formações que fui são expositivas. Estas questões apenas acabam por surgir ao fazer o trabalho e é cada um por sí.
Acho muito positiva a possibilidade de entrar neste fórum para discutir estas questões com pessoas mais experientes.
Se entender que o nível da temática não é o mais adequado e não deve responder às minhas questões respeito a sua opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQua Abr 25, 2012 2:09 pm

denisonc escreveu:

Inscrevi-me no curso precisamente porque quero saber mais deste assunto, ora como todas a formações que fui são expositivas.
O curso.. acaba sempre por ser mais uma vez, "expositivo" da legislação... e pior ainda quando os formandos não tendo experiência, não apresentam dúvidas que elevem a fasquia dos assuntos abordados.
Mais que "dar" a Legislação que é prescritiva, aprende-se muito nos tópicos paralelos que podem / devem surgir da experiência de todos os intervenientes (formadores/ formandos).
Também não me parece adequado, haver formandos que vão frequentar acções de formação 3ª e 4ª CRI, sem terem interiorizado uma série de conceitos base, por exemplo, definições de locais de risco, diferença entre Resistência ao fogo e reacção ao fogo, calculo de efectivos, altura da UT, altura do edificio, Definição do Plano de referência, etc...
O curso de 3ª / 4ª CRI, é suposto ser um "curso avançado"... deveria apostar mais nas questões da instalações técnicas, nas especificidades da UT's, na interacção com as restantes especialidades, etc...

É inadmissível, que frequentando cursos sobre o RJ-SCIE, não tenha apreendido, ou não lhe tenham conseguido transmitir conceitos básicos. (mas também não me surpreende - foi uma das razões porque em 2009, não frequentei nenhuma e fiz questão de estudar o raio da legislação durante cerca de 6 meses).
Depois frequentei o curso 3ª/4ª, em 2010/2011...

denisonc escreveu:

Estas questões apenas acabam por surgir ao fazer o trabalho e é cada um por sí.
Penso que algo estará menos bem... não estão a partilhar dúvidas...entre os colegas do curso.

PS: Não considere estas respostas como um ataque pessoal, mas do meu ponto de vista, fico surpreendido, se bem que ainda não acabou o curso, com a qualidade das competências de futuros técnicos credênciados pela ANPC...
De qualquer maneira ninguém nasce ensinado, além das formações também há que pesquisar, ser um pouco autodidata. Existe alguma literatura de apoio que aborda o actual regime SCIE... eu aprendo todos os dias, também erro.


Última edição por Pedro Barradas em Qui Abr 26, 2012 7:42 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
denisonc

denisonc


Mensagens : 15
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2012

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQua Abr 25, 2012 6:58 pm

Sim, inclusivé comprei alguns livros, mas exemplos tem poucos. Eurocódigos é a mesma coisa, para quem não é da área civil, isto complica.
Como me atrasei bastante, estou apertado de tempo. O acesso a este fórum também possibilita uma eventual resposta mais rápida.
Por exemplo nas aulas não executamos um projecto de sprinklers de cima a baixo.
O facto é que o curso está feito em duas partes: "aulas expositivas" + "trabalhem sozinhos".
Acho que devia ser "aulas expositivas" + Teste + "trabalho na aula" + "trabalhem sozinhos" em igual proporção + Teste.
Ir para o topo Ir para baixo
RO




Mensagens : 207
Pontos : 371
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/10/2009

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQui Abr 26, 2012 3:02 am

Pode-se saber onde é que está a tirar o curso?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQui Abr 26, 2012 9:50 am

denisonc escreveu:

Por exemplo nas aulas não executamos um projecto de sprinklers de cima a baixo.
Bom.. para lhe ser franco também não é o objectivo deste curso. Tal como também não é objectivo ensinar a dimensionar sistemas de desenfumagem...
Nesse caso deve frequentar um curso dedicado a Projectos instalações de combate a incêndios com água em edificios...
O projectista de segurança é coordenador/ verificador da implementação dos requisitos de SCIE exigíveis à restante equipa projectista... não é suposto ser (pode ser) cumulativamente arquitecto, Projectista de hidráulica, de climatização e desenfumagem/ controlo de fumos, eletrotécnico, gás, etc..

denisonc escreveu:

O facto é que o curso está feito em duas partes: "aulas expositivas" + "trabalhem sozinhos".
Acho que devia ser "aulas expositivas" + Teste + "trabalho na aula" + "trabalhem sozinhos" em igual proporção + Teste.

Concordo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
denisonc

denisonc


Mensagens : 15
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2012

Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação EmptyQui Abr 26, 2012 12:00 pm

O facto é que na memória descritiva acabamos por citar os requisitos aplicáveis para serem considerados para revisão nos outros projectos (electricidade, AVAC, arquitectura, esgotos).
Já agora, vocês costuman citar no projecto marcas/modelos de equipamentos e materiais? Ou apenas as características chave?
Tenho muito pouca coisa sobre isso, e ainda tenho de fazer a MAPs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Compartimentação Empty
MensagemAssunto: Re: Compartimentação   Compartimentação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Compartimentação
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: