www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Nº de Extintores

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
RMartinho




Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2010

Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Nº de Extintores   Nº de Extintores EmptySeg Fev 06, 2012 9:49 am

Recentemente tive ocasião de ver numa Creche as medidas de autoprotecção elaboradas pela Câmara Municipal respectiva e suscitou-me uma dúvida:

De acordo com o nº 2 do Artº 163 da Portaria 1532, o nº mínimo de extintores por piso é de 2, certo?

Acontece que aquele edificio tem um pequeno piso (sala?) de cerca de 40m2, acessível por uma escada onde decorrem actividades, onde existe apenas 1 extintor!

É regulamentar ? ou tem a ver com a área do piso?

Cumprimentos a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Re: Nº de Extintores   Nº de Extintores EmptySeg Fev 06, 2012 12:21 pm

Essa é uma velha questão que já me tem "atormentado" diversas vezes o pensamento.

Embora a legislação indique que deva haver 2 por piso, diz também que um deve servir para 200 m2. A legislação abre também um pequenino buraco para exceções, onde diz que "Na ausência de outro critério de dimensionamento devidamente justificado, extintores devem ser calculados à razão de:" ou seja, é possível desde que se justifique convenientemente a não aplicação deste critério.

Na situação que tu referiste penso que se deve aplicar o bom senso (e logicamente 1 extintor é suficiente para essa área), pelo que se devidamente justificado pode perfeitamente ser assim.
Ir para o topo Ir para baixo
RMartinho




Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2010

Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Re: Nº de Extintores   Nº de Extintores EmptySeg Fev 06, 2012 3:16 pm

Obrigado!

Tinha ficado com essa dúvida, é evidentemente mais um caso semelhante a tantos outros no nosso universo legislativo.
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Carrazedo




Mensagens : 22
Pontos : 36
Reputação : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Idade : 42
Localização : Mem Martins - Sintra

Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Re: Nº de Extintores   Nº de Extintores EmptyQua Jul 22, 2015 8:20 pm

E na vossa opinião deve-se dar cumprimento às alíneas a) e b) em simultâneo ou não?
Eu aprendi que sim, mas já tenho encontrado quem discorde.

Qual é a vossa opinião?
Cumprimentos,
Carlos Carrazedo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crzd-solutions.pt
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Re: Nº de Extintores   Nº de Extintores EmptyQui Jul 23, 2015 8:08 am

eu penso que se deve cumprir ambas as alíneas em simultâneo.
Mas em situações ainda mais extremas é ridículo.

ainda ontem passou por mim um PSCIE... UT VIII da 1ª com total de 20m2 (10m2, piso 0 + 10m2, piso -1), e quem fez meteu um extintor por piso.

Pelo RT-SCIE, deveria ter 2/ piso.

Mas possivelmente faria sentido ter 2 extintores no piso 0  i.e. ABC 6kg + CO 2kg) e um (ABC ou ABF, visto tratar-se de uma zona de armazenagem) no piso -1.

No caso em concreto deste topico, inlcusive situação passada numa UT IV, em sede de projecto, também só meti um Extintor portátil. O edificio dotado de diversos desníveis...


Última edição por Pedro Barradas em Qui Jul 23, 2015 8:42 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Carlos Carrazedo




Mensagens : 22
Pontos : 36
Reputação : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Idade : 42
Localização : Mem Martins - Sintra

Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Re: Nº de Extintores   Nº de Extintores EmptyQui Jul 23, 2015 8:39 am

Sim, em casos extremos a regra pode tornar-se ridícula, mas penso que devidamente justificado poderão ser propostas outras soluções.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crzd-solutions.pt
Conteúdo patrocinado





Nº de Extintores Empty
MensagemAssunto: Re: Nº de Extintores   Nº de Extintores Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nº de Extintores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Manutenção extintores
» Obrigatoriedade existência marca dos extintores
» Sinalética para extintores
» Manutenção dos extintores de pó químico
» Manutenção de extintores - Datas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Meios de Extinção-
Ir para: