www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Método de Gretener

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
JPLopes

JPLopes


Mensagens : 49
Pontos : 71
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 51
Localização : Pombal

GRETENER - Método de Gretener Empty
MensagemAssunto: Método de Gretener   GRETENER - Método de Gretener EmptySáb Set 12, 2009 12:16 am

Boas

Alguém conhece programa ou folha de cálculo para determinar de imediato a carga de incêndio de um espaço independente, com o método "antigo" recentemente adaptado na legislação nacional?

Falei nele em idos tempos de 1994, durante a licenciatura e pelos vistos agora passa a ser lei ...

Assim como certas informações que vêm agora a lume sobre normalização internacional a adoptar nas novas regras técnicas do RT-SCIE.

Depois de ter passado 5 anos de licenciatura mais 2 de mestrado pré-bolonha, chegam uns tipos com direitos atribuídos a dizerem que não se sabe nada, precisam de formação habilitante e têm a ajuda das nossas associações profissionais.

Ninguém diz nada, todos concordam e abanam a cabeça em anuência como os cordeirinhos.

Foi assim na térmica com cenas tristes em todo o processo e vai-se repetir novamente agora na SCIE só que agora de uma forma mais descabida porque a legislação está em vigor desde 1/1/2009, mas ninguém sabe quem forma para a 3ª e 4ª categorias e ninguém faz nada para reparar. Perguntei à entidade reguladora de direitos atribuídos e dizem que não formam e só têm de aprovar os cursos para que se tornem habilitantes.

Desculpem lá mas se na térmica as 24 horas que obrigaram a comprar se dobraram (módulo técnico e módulo de certificação, ambos obrigatórios) e depois o custo de cada molhinho de folhas A4 foi 800.00 €, agora com 70 horas quero ver a dobrar-se em RJ SCIE e RT SCIE e com uma proporcionalidade de 70/24 affraid

Mais uma vez se percebe: Estamos em Portugal Mad confused confused
Ir para o topo Ir para baixo
Franco




Mensagens : 119
Pontos : 176
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/09/2009

GRETENER - Método de Gretener Empty
MensagemAssunto: Re: Método de Gretener   GRETENER - Método de Gretener EmptySáb Set 12, 2009 8:57 am

Há duas formas de garantir habilitação para a 3ª e 4ª categoria de risco:
1ª - Ter mais de 5 anos de experiência em SCIE e pedir o reconhecimento directo às Ordens.
2ª - Ter frequentado com aproveitamento formação com o conteúdo programático a definir por protocolo ente a OA ANET e ANPC (ao que parece ainda vai demorar pois não se entendem sobre o nº de horas e quem pode dar a formação).
Portanto, neste momento para fazer 3ª e 4ª só através da 1ª...
Ir para o topo Ir para baixo
JPLopes

JPLopes


Mensagens : 49
Pontos : 71
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 51
Localização : Pombal

GRETENER - Método de Gretener Empty
MensagemAssunto: Dúvida   GRETENER - Método de Gretener EmptySáb Set 12, 2009 1:38 pm

A OE não participa dessa comissão técnica? Se não participa, então estou cada vez mais preocupado, com a razão de cobrança de cotas, de uma entidade que nem os nossos interesses defende.

Agradeço resposta No


Última edição por JPLopes em Qua Set 16, 2009 7:21 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
JPLopes

JPLopes


Mensagens : 49
Pontos : 71
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 51
Localização : Pombal

GRETENER - Método de Gretener Empty
MensagemAssunto: Reconhecimento de capacidade técnica   GRETENER - Método de Gretener EmptySáb Set 12, 2009 1:49 pm

A meu ver a legislação define com demasiada ambiguidade a capacidade técnica de quem pode ser responsável pelos projectos de segurança e planos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

desta forma parece-me que qualquer membro com mais de 5 anos de inscrição na sua associação é um perito de SCIE, e olhem que eu sei o que isso quer dizer.

Depois de passar alguns anos a entrar e sai de gabinetes das IRB e CM tenho a certeza que muito com capacidade técnica atribuída "directamente", talvez tenham sido forçadamente conduzidos a responsabilidade profissional protegida por seguro de responsabilidade civil com protecção mínima de 250000.00 € affraid

Sim porque não é só dizer qe se é capaz segundo as regras, ainda se tem de pagar para ser scratch

Alguém sabe quanto se pode assumir para uma apólice destas anualmente?
Ir para o topo Ir para baixo
Franco




Mensagens : 119
Pontos : 176
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/09/2009

GRETENER - Método de Gretener Empty
MensagemAssunto: Re: Método de Gretener   GRETENER - Método de Gretener EmptySáb Set 12, 2009 6:59 pm

O protocolo deve ser celebrado entre OE ANET e OA, o problema é que já houve propostas mas não se estão a entender. Um dos pontos é acerca do nº de horas de formação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





GRETENER - Método de Gretener Empty
MensagemAssunto: Re: Método de Gretener   GRETENER - Método de Gretener Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Método de Gretener
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aplicação do Método de Gretener e do Cálculo da carga de incêndio
» Método ARICA 2019

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: